Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis

Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis - Imagem de Meia LarguraUma das dúvidas frequentes de quem deseja mobiliar sua casa, ou até mesmo quem trabalha com móveis, é saber qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis.

Mas esta é uma pergunta que possui mais de uma resposta, e a primeira que podemos responder é: depende.

Existem diversos tipos de madeiras utilizadas na fabricação de móveis, e também diferentes tipos de móveis. Existem madeiras mais recomendadas para determinada situação, e outras para outros casos.

Hoje falaremos um pouco sobre esse tema, nomes de madeiras utilizadas na fabricação de móveis, veja a seguir o que você vai acompanhar hoje aqui neste novo artigo da Madeira Santa:

Então, você gostou do que vem por aí hoje? Então cadastre-se em nossa lista de acompanhantes aqui do site, e receba sempre com exclusividade quando novas publicações forem ao ar – é rápido e de graça!

Linha CTA Produtos de Alta qualidade e padrão - Madeira Santa - Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis

1. Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis

Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis - Imagem de corpo

A madeira é considerada a matéria -prima mais utilizada na fabricação de móveis.

Alterando a pergunta principal, talvez a mais adequada neste caso seria “quais os nomes das madeiras utilizadas na fabricação de móveis”. Afinal, existem várias.

A madeira trás diversas vantagens quanto a sua utilização na fabricação de móveis, como por exemplo no manuseio (usabilidade), na estética e na resistência.

As madeiras de lei são madeiras que, por exemplo, extraídas de árvores são utilizadas na fabricação de móveis mais convencionais. Mas este tipo de madeira possuem algumas limitações quanto ao plantio, distribuição e também as possibilidades.

1. Madeiras de lei

Podemos dizer que as madeiras de lei são os tipos de madeiras mais resistentes, se destacando por durar mais que outras ao ataques de insetos e também a umidade.

Estas madeiras são muito utilizadas na construção civil e também na fabricação de instrumentos musicas e móveis.

Segundo o site Painel Florestal, algumas madeiras de lei estão ameaçadas de extinção.

Algumas árvores ameaçadas são a cerejeira, cedro, mogno, ipê-felpudo, palmito-juçara, entre outras. Uma das principais causas para a perda constante destas espécies é o desmatamento ilegal.

O desmatamento ilegal se dá seja para a venda ilegal na própria indústria madeireira, na troca da floresta por campos de lavouras ou para a construção de empreendimentos.

Já o site mma.gov.br mostra algumas espécies que hoje permanecem intactas, e são consideradas madeiras muito resistentes e duráveis. Algumas delas são:

  • Cumaru
  • Jataipeba
  • Maparajuba
  • Angelim-vermelho
  • Louro-canela
  • Abiurana

Entre outras espécies.

2. Madeira Maciça

Entre as matérias-primas utilizadas na fabricação de móveis, esta vem em primeiro lugar. Madeira esta que carrega a beleza como uma das suas principais características.

Possui na sua constituição diferentes fibras e colorações, também é característica pela sua alta durabilidade e resistência. Muito utilizada em tornearias, é um material que pode ser facilmente emoldurada e entalhada.

3. MDF

Um painel composto por fibras de madeiras e resinas sintéticas, que são fabricados sob calor e pressão. Este tipo de material é fácil de revestir, possui uma consistência que se aproxima da Madeira Maciça e não possui imperfeições.

Das madeiras utilizadas na fabricação do MDF encontramos o pinus e o eucalipto, que são madeiras obtidas através do reflorestamento.

4. Compensado

São camadas de madeira coladas uma às outras, dispostas em direções cruzadas visando sempre o equilíbrio e evitando que a placa (conjunto) empene.

Também existe um outro modelo conhecido como sarrafeado, onde o seu miolo é maciço e o conjunto é formado de sarrafos de pinus.

Das madeiras utilizadas nos compensados encontramos o pinho, cedro e o jequitibá.

5. Cedro

É uma espécie de madeira muito macia e um pouco mole. Possui um aroma forte e isto contribui bastante para afastar insetos.

O cedro mais conhecido é avermelhado, conhecida por vermelha ocidental. Esta madeira é muito utilizada em construções que ficarão expostas a umidade e chuva, devido a sua resistência.

6. Pinho

Um espécie barata em relação as outras, diversos móveis de interiores utilizam o pinho em sua fabricação.

Esta madeira é considerada um tipo fácil de trabalhar e também é suave ao toque, fácil de moldar, muito utilizada em esculturas.

7. Cerejeira

Madeira de cor castanho claro e também avermelhado, é uma madeira difícil de se trabalhar e também é bastante cara se comparada as demais.

Seu preço tem uma explicação, a cerejeira é considerada uma madeira atraente, sinônimo de elegância e status, muito utilizada na fabricação de móveis.

8. Carvalho

Se você está procurando por qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis, provavelmente encontrará este nome frequentemente.

Dos tipos de madeira mais utilizadas na fabricação de móveis, o carvalho é uma delas. Característica pela sua resistência e fácil manuseio. Também é considerada uma madeira resistente à umidade.

Estas são algumas madeiras comuns de se encontrar na fabricação de móveis, é claro que existem diversas outras, mas com estas madeiras principais você já consegue ter uma base em suas pesquisas.

2. Finalizando por hoje

Agora você conhece alguns nomes de madeiras usadas na fabricação de móveis, sabe para o que cada uma delas serve bem como conhece suas características.

A Madeira Santa trabalha com madeiras de excelente qualidade em seus móveis, produtos sempre de alto padrão. Confira nossos produtos acessando este link.

Não esqueça de se cadastrar e ficar sempre por dentro das nossas novidades aqui do site.

Linha CTA Produtos de Alta qualidade e padrão - Madeira Santa - Qual o nome da madeira usada na fabricação de móveis

Abraço e até a próxima.

 

 


Este conteúdo foi desenvolvido por:


 

fonte(s):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_de_lei

https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/madeiras-em-moveis/

https://www.zaask.pt/blog/que-tipos-de-madeira-existem-para-fazer-moveis-para-casa/

http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1351684/madeira-e-principal-materia-prima-para-moveis

1. Related Post

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *